O caminho foi quase todo a pé e começou com a subida pelo Boulevard Jourdan até a Place du 25 août 1944. Dobrei à direita na Avenue du General Leclerc até a Place Victor Basch e segui à direita na Avenue du Maine. No fundo, a "Tour Montparnasse". Interessante o 14eme: uma coleção de edifícios antigos e novos, todos seguindo o alinhamento e as alturas clássicas de Paris. No eixo da avenida, a torre bem mais alta do que as construções do entorno. Enfim, chego até lá e é uma confusão de carros, de pedestres, de pista de patinação no gelo, de filial das Galerias Lafayette e a Gare Montparnasse também. Atravessei o burburim e cheguei no Bd. de Montparnasse. Era pra continuar a pé, mas achei melhor ir de metrô até o outro lado do Sena.
Ali na estação Montparnasse-Bienvenüe, peguei a linha 12 até a estação Madeleine e saí bem na Place de la Madeleine com a Eglise de la Madeleine.
Esta igreja, dedicada a Maria Madalena, fica em uma das extremidades do círculo dos "Grands Boulevards" e faz contraponto arquitetônico com o Palais-Bourbon, sede da Assembléia Nacional (parlamento francês), do outro lado do Sena. A contrução da igreja iniciou em 1764, mas só foi consagrada em 1845. No intervalo, tiveram propostas de convertê-la em parlamento, banco e Templo de Glória para o exército de Napoleão. O exterior, de inspiração grega clássica, são colunatas coríntias com porta de bronze, mostrando os Dez Mandamentos. O interior é todo de mármore e dourado e, atrás do altar principal, há uma escultura "Maria Madalena Subindo aos Céus" de 1837.
Saí da igreja e lá estava ainda uma menina com véu muçulmano pedindo esmolas. Já estou perdendo as contas de quantas mulheres vestidas assim já vi pedindo dinheiro aqui em Paris.
Segui pelo Boulevard de la Madeleine, dobrei à direita na Rue des Capucines e, "voilà!", Place Vendôme! Ela é cercada por prédios que conferem o formato quadrado e são ocupados por grifes famosas e suas joalherias: Channel, Bvlgari, Dior e o Ritz. O piso é unifome e igual. O que separa pedestres de veículos são fradinhos prateados, uniformizando as cores e incentivando a baixa velocidade dos veículos. No centro, o obelisco que imita o tema do Obelisco de Trajano, mas com as batalhas e vitórias de Napoleão. No topo, o próprio.
Fotinhas.
Ali na estação Montparnasse-Bienvenüe, peguei a linha 12 até a estação Madeleine e saí bem na Place de la Madeleine com a Eglise de la Madeleine.
Esta igreja, dedicada a Maria Madalena, fica em uma das extremidades do círculo dos "Grands Boulevards" e faz contraponto arquitetônico com o Palais-Bourbon, sede da Assembléia Nacional (parlamento francês), do outro lado do Sena. A contrução da igreja iniciou em 1764, mas só foi consagrada em 1845. No intervalo, tiveram propostas de convertê-la em parlamento, banco e Templo de Glória para o exército de Napoleão. O exterior, de inspiração grega clássica, são colunatas coríntias com porta de bronze, mostrando os Dez Mandamentos. O interior é todo de mármore e dourado e, atrás do altar principal, há uma escultura "Maria Madalena Subindo aos Céus" de 1837.
Saí da igreja e lá estava ainda uma menina com véu muçulmano pedindo esmolas. Já estou perdendo as contas de quantas mulheres vestidas assim já vi pedindo dinheiro aqui em Paris.
Segui pelo Boulevard de la Madeleine, dobrei à direita na Rue des Capucines e, "voilà!", Place Vendôme! Ela é cercada por prédios que conferem o formato quadrado e são ocupados por grifes famosas e suas joalherias: Channel, Bvlgari, Dior e o Ritz. O piso é unifome e igual. O que separa pedestres de veículos são fradinhos prateados, uniformizando as cores e incentivando a baixa velocidade dos veículos. No centro, o obelisco que imita o tema do Obelisco de Trajano, mas com as batalhas e vitórias de Napoleão. No topo, o próprio.
Fotinhas.
Um comentário:
You could easily be making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]seo blackhat[/URL], You are far from alone if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses alternative or little-understood avenues to generate an income online.
Postar um comentário